/*cookies*/ /*em personalizar-avançadas-css tem mais partes. Bolachas/

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Bullet Journal

Olá!
Como prometido, vim apresentar-vos a tal invenção genial que eu tinha descoberto. Talvez já conhecessem, pois parece que se tornou popular muito rapidamente pela internet, até em anos anteriores. Só descobri há uns dias, mas assim que comecei a informar-me, fiquei imensamente interessada, e descobri que já fazia algumas das variadas propostas deste projeto (posso chamar-lhe de projeto?).


Queres saber mais?
Vamos lá, finalmente começar!



► O que é um "Bullet Journal"?

Pelo que percebi, Bullet Journal é uma forma super simples e prática de organizares o teu dia-a-dia, de acordo com as tuas preferências. Normalmente, é concretizado num caderno (não importa o tipo de caderno). 
O objetivo principal de um Bullet Journal é conseguires organizar e registar de uma maneira fácil qualquer coisa, como por exemplo, as tuas tarefas, datas importantes, acontecimentos marcantes, objetivos futuros, etc. Pode ser uma espécie de agenda, ou de calendário, ou diário, ou um lugar onde anotas qualquer coisa da qual não te queiras esquecer - se quiseres, até podes desenhar lá. Ou ainda, todas as coisas que referi anteriormente, entre muitas outras! Há quem aproveite a ideia para analisar de um modo geral o humor que tem diariamente, os seus hábitos alimentares, livros que lê, séries ou filmes que vê, a quantidade de água que bebe por dia, ... Como podem perceber, não há restrições. Não é obrigatório respeitar a presença de "x" ou "y", pois deve ser adaptado às necessidades de cada um. É totalmente personalizável! É um espaço pessoal, um "ajudante prático". 

Resumidamente, é um método que te pode ajudar a clarificar e controlar melhor a tua rotina.

Foi criado por Ryder Carrol (muitíssimo obrigada, decerto que esta invenção será muito útil na minha vida)



Como fazer?
Ora bem... Esta é a parte mais difícil para eu explicar. SOU UMA TRAPALHONA

1.      Arranje uma base para o seu Bullet Journal. 

No caso, vou assumir que é um caderno. Tenha também algum material de escrita (canetas ou lápis). O tipo de caderno, caneta, lápis, não importa. O importante é que goste daquilo que faz e se considera que daquela forma será bom, útil. Se não possuir aquelas canetas ou cadernos bonitinhos super fantásticos e profissionais, tudo bem! (eu também não tenho)

2.      Visualize mentalmente ou faça um rascunho

É boa ideia planear aquilo que se pretende aplicar antes de começar. 
(atualmente, ainda estou nesta fase... São tantas ideias! e aposto que vai sair tudo ao contrário)

Vou deixar algumas imagens que vos possam servir de inspiração:



3.      Índice // legenda

--> índice:
Situa-se na primeira página, para que não nos percamos e não estejamos sempre a procurar o pretendido folha a folha. Podem ser deixadas livres mais páginas conforme preferires. Os cadernos não costumam ter páginas numeradas, então provavelmente serás tu quem o tem de fazer. Como o Bullet Journal pode conter de tudo em qualquer parte, faz sentido que se faça um índice.


--> legenda:
Para não se tornar confuso, utiliza-se um sistema de símbolos ao longo do Bullet Journal para que a organização seja facilitada. Com eles, é possível ter uma visão mais ampla das atividades. Para nunca te esqueceres o que cada símbolo representa, é conveniente teres uma legenda que identifique devidamente os símbolos usados. Se achares necessário a utilização de mais símbolos, podes sempre acrescentá-los na página das legendas, juntamente com os anteriores! Também podes mudar símbolos de acordo com as tuas preferências.

Sistema de Símbolos originalmente pensado:
•  (Tarefas)
X (Tarefas concluídas)
>  (tarefa adiada até certo ponto)
<  (tarefa alterada para um dia específico)
O (Eventos)
–  (Notas)
E ainda adicionalmente:
* (Prioridades)
!  (Inspiração, ideias)
👁 (Explorar, precisa de ser melhor visto) ((é ícone com a forma de um olho))

 exemplos:

4.      Mãos à obra!

Este tópico é, obviamente, pôr em prática aquilo que idealizaram inicialmente, ao vosso gosto.

Depois do índice e da legenda, estou a pensar em deixar algumas folhas em branco antes de começar com o resto. Quero reservar esses espaços conteúdos que se apliquem para o ano todo, e não só a um período restrito. Se estiveres a pensar em fazer o mesmo, planeia previamente o que desejas para aquela página, e anota para não te esqueceres. Em vários vídeos que vi, explicaram que um dos erros mais comuns era deixar páginas em branco no bullet journal, sendo que depois não sabiam como as preencher.

Há muitas ideias por onde se pegar, não vos consigo enumerar todas, nem o posso fazer. As melhores ideias certamente partirão de vocês mesmos, se pensarem nas vossas necessidades e gostos.

Decorem ao vosso estilo, fazer tudo com gosto é ótimo! E não desistam da ideia a meio. Se for adequadamente utilizado, vai valer a pena. Que importa se é mais bonito ou mais feio? Os melhores vão ser sempre aqueles que realmente valeram a pena. 


Exige um certo esforço por ser um trabalho manual, no entanto, existem vários moldes online, é só pesquisar um pouco no motor de busca. Tendo os moldes, seria só imprimir, ou, se não for possível, tentar copiar rapidamente (e assim poupa-se tempo a imaginar a estrutura e etc). Na internet há imensas imagens, ideias e dicas que podem servir de inspiração e ajuda.


► Curiosidades

• Encontrei o site oficial da ideia... Isso mesmo, foi o que acabaram de ler! ( www ) Se o visitarem, poderão informar-se melhor sobre o projeto e encontrar vídeos ou tutoriais que vos podem servir de base. (PS: está em inglês)

• Dicas e ajuda! aqui , ali e acolá , cozido
(Se estiveres interessado/a, aconselho-te a procurar mais na internet, encontrarás bastante conteúdo)

• Quando se exige muito trabalho temos tendência a não querer concluir ou sequer iniciar a atividade em questão, e é por isso que o bullet journal deve ser o mais simples e prático possível, para que não se desista a meio

• Quando escrevemos tarefas/objetivos, somos mais propensos à concretização do que está escrito ( fonte )

~~~~~~~~~⧫~~~~~~~~~

► À parte (pessoal):

• Pessoalmente, quanto mais imagens esteticamente maravilhosas vejo, mais me sinto insegura para fazer, não sou lá nenhuma artista e já sei que provavelmente não vai ser nada como aquelas guloseimas para os nossos olhos. Para além disso, aposto que deixar tudo tudo tão bonitinho iria exigir imenso trabalho de mim, e tempo. Sendo eu uma preguiçosa de todo o tamanho... Já estão a imaginar o cenário, não é? Estou a tentar focar-me na importância do objetivo principal deste projeto: organização prática. O resto já é detalhe. Não precisa de ficar perfeito, desde que seja prático e útil.

• Eu própria não sei bem como me vou organizar, mas de alguma forma vou ter de o fazer neste 2018, e é melhor começar a planear e decidir já como o vou fazer. Sou capaz de me esforçar por tentar realizar isto, ou algo ainda mais simples. Desde que me dê jeito e consiga cumprir, já é ótimo.
Eu já tenho andado com listas de tarefas diárias e até despesas mensais, prazos de trabalhos e esse tipo de coisas, com post-its e afins. Caso não consiga fazer algo tão elaborado como um bullet journal todo profissional, volto para esse sistema, que também estava a resultar comigo, apesar de ser mais solto e talvez confuso. Ou então transformo isso no meu próprio bullet journal, quem sabe? Afinal, é suposto adequar-se a cada pessoa! Talvez essa coisa que eu tenho feito para o "desenrasque" já seja um bullet journal.... sou um génio? A ideia de transformar o caderninho A6 que já tenho usado não é nada má. Acho que vou seguir em frente com isso.


► O que acharam?
Peço desculpa se escrevi de forma muito extensa e confusa, espero que pelo menos tenham percebido a ideia.

Qual é a vossa opinião?
Ficaram com vontade de fazer algo do tipo, ou consideram demasiado trabalhoso? 

Espero que tenham gostado! 
Beijinhos e até à vista!

4 comentários:

  1. Oi Ani!
    Opa, eu já conhecia os BuJos mas não entendo direito como funciona, eu conheci pelo blog da Yuzu que na época era Yuurei Neko, e ela me falou bastante sobre estar fazendo um tal de "creative journal", tu já ouviu falar desse? Não sei muito bem como funciona mas aaaaaa acho lindos e super bem feitinhos. Vou tentar fazer um em 2018 e já salvei a sua postagem nos favoritos porque é simplesmente maravilhosa e muito útil, explicou de forma bem simples como fazer algo que me parecia super complicado XD

    Beijo <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow, que rápido xD
      Olá!! Eu também fiquei um pouco confusa, mas conforme fui pesquisando a ideia foi-se interiorizando. É confuso porque não seguem regras específicas obrigatórias e qualquer um pode modificar conforme as suas necessidades. Talvez tente mostrar por aqui o que eu estarei a fazer, não sei xd depende de como ficar e se realmente avançar com a ideia~ Sobre creative journals, eu não me informei sobre eles, mas enquanto pesquisava sobre BuJos deparei-me com um vídeo no youtube de um rapaz SUPER SUPER FOFO (ok) que estava a apresentar o seu creative journal, e era muito lindo, só fofurices, adoro. Achei o conceito meio similar e não me aprofundei no assunto, mas também fiquei curiosa. (Já agora, esse blog que apresentaste é super bonitinho omdsss - acho que vou procurar a postagem que referiste)

      Boa sorte se fores fazer! Espero que o post te ajude, se perceberes inglês aconselho vivamente visitares o site http://bulletjournal.com , pode ser esclarecedor já que é o "oficial". Os links contidos na parte das "Dicas e ajudas" nas Curiosidades também são muito úteis para iniciantes~ (e pessoas lerdas tipo eu)

      Beijinhos! Obrigada por sempre apareceres por aqui <3
      Ani

      Eliminar
  2. ter um caderno todo bonitinho e organizado desses é meu sonho de princesa aaaaa
    mas eu sou muito atrapalhada KKKKK e se alguma página ficasse feia eu já ia querer desistir e arrancar tudo sjdkskdhshs
    aaaaa ani eu to muito orgulhosa por vc ter esse blog há tantos anos e ainda cuidar bem dele e ter tanto amor ;; sou sua fã WOOOOOOOOOO arrasa <333

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou igual a ti, meudeusuuuu
      Lucii obrigada por vir aqui ein <3
      asdkjns tenho fãs wuuuwu what
      OBRIGADAO, FELIZ ANO NOVO !

      Eliminar

A sua opinião é sempre importante! ^-^

Seguidores