/*cookies*/ /*em personalizar-avançadas-css tem mais partes. Bolachas/

sábado, 14 de março de 2020

responder comentários e acontecimentos recentes

reparei que não respondo a comentários do blogue desde 18/08/2019... desculpem, não é por mal. não sei o que me deu. alguns eu já vi tarde e foram acumulando, outros... eu deixei para depois por não estar suficiente naquele momento ao ponto de dizer uma palavra. ou então, eu simplesmente não sei o quê ou como responder. confuso? é... bem, sou eu.

devo deixar claro que eu gosto muito de receber as vossas mensagens, mesmo muito mesmo! e sempre que posso, eu tento comentar de volta nos vossos bloguinhos lindos maravilhosos. hoje foi um dia desses, eu li muito e tentei mostrar a minha presença dando a minha opinião ou deixando um comentário só para deixar claro que eu me importo e estou ali. tenho me esforçado muito por ter palavras mais ativas tanto virtualmente como na vida real. bom, enfim. o que posso dizer?

desde o mês passado aconteceu muita coisa. tive exames, acabei o segundo semestre, entrei em pausa escolar, voltei às aulas, comecei o segundo semestre, tive umas férias curtinhas de carnaval, acampei muito (3 fim de semana seguidos!), o que foi ótimo, consegui descobrir objetivos e aspirações. entrentanto passou o meu aniversário no domingo passado, crises existenciais como de costume, altos e baixos de humor, uns leves, outros extremos, como sempre... e, agora, com o caso do vírus pandémico que por aí anda, tive vários eventos cancelados por emergência, incluindo aulas, e os professores estão a preparar video-conferencia e os alunos trabalham dentro do possivel, em casa. no entanto, é impossivel prosseguir com atividades laboratoriais, ou estágios, porque esses são presenciais. no futuro talvez tenhamos aulas de compensação. tudo depende de como a situação evoluir. por ora, estou em casa. fico um pouco aliviada por já não ter de ir em comboios e autocarros cheios até ao talo, onde levava com a porta na cara e toda a gente respirava para cima de mim. nestas situações, espaço individual não existe. a minha avó tem quase 90 anos e eu preocupo-me mais com ela do que comigo, que sou jovem e tenho defesas corporais fortificadas. no entanto, eu também estou inserida no grupo de população em risco.

por outro lado, neste momento estar em casa não está a ser assim tão tão bom. quando estou fora a estudar e volto nos fim-de-semanas, a minha família parece entender-se otimamente e tudo corre bem. talvez sejam as saudades. mas, quando estou aqui de forma contínua e permanente, percebo que nós não mudamos assim tanto: ninguém se atura e discutimos diariamente, o que não é muito agradável. às vezes gostava de viver sozinha, para ter mais calma e tranquilidade. mesmo na universidade, vivo com a minha avó. não digo que seja mau, não quero ser ingrata com ela. mas é impossível não termos os nossos atritos. gostava de ter mais independência e cuidar de mim própria sem pressões. bom, mas é claro que provavelmente não seria como estou a idealizar. a realidade é muito diferente e eu tenho noção dos problemas que isso acarretaria.

entretanto, e voltando novamente à pandemia, sejam sensatos e protejam-se, reforcem as lavagens das vossas mãos com pelo menos 20 segundos de duração, se tossirem ou espirrarem cubram sempre a boca com o braço/cotovelo e evitem aglomerados grandes de pessoal. se possível mantenham distâncias de segurança e atenção aos contactos muito próximo dos outros.

lembrem-se que ao protegermo-nos, protegemos o próximo. e isso faz toda a diferença.

2 comentários:

  1. Eu entendo isso de não se sentir suficiente para responder, eu sinto isso às vezes também, sem saber como responder um comentário de forma decente e não só repetindo o mesmo de sempre... não ficou confuso, não, deu para entender, pelo menos eu entendi :)
    tenho ficado um pouco ausente nos blogs amigos também... seja por ter essa sensação de não saber o que comentar sem ser um simples "gostei muito da postagem", seja por não estar lendo os blogs tanto como antes.
    teu aniversário foi domingo passado??? feliz aniversário atrasado então haha' se for algo que você goste de comemorar (sei que há pessoas que não gostam muito).
    na minha cidade estão sendo adotadas algumas medidas em relação à pandemia, mas por enquanto nada tão drástico... não é todo mundo que está em condições de evitar locais tumultuados ou com multidões, visto que tem muita gente que ainda dependem do trabalho e não tem como fazer de casa... mas algumas instituições de ensino já paralisaram.
    sobre o que comentaste de ficar fora um tempo e melhorar as relações com a família: acho isso diferente haha' mas parece ser algo melhor de manter bons relacionamentos, ficar próximo 24 horas por dia parece saturar, é bom ter um momento a sós, mesmo que seja a família (espero que isso não tenha soado errado de alguma forma...)

    espero que você fique com saúde nesse momento de pandemia!
    abraços e até!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!

      Cada país/cidade toma as medidas de acordo com a situação em que se encontra. Obviamente as decisões irão variando de acordo com o número de casos confirmados e por aí fora. Aqui na Europa a situação ficou séria muito rapidamente. Ainda assim, o meu país ainda não alcançou o pico mais grave como já se vê em notícias de outros locais.

      E, por fim, de modo nenhum você disse algo que parecesse errado. Acho que acertou até bastante, é verdade que todos nós precisamos de ter momentos sozinhos.

      Abraços e volte sempre! ♥
      - Ani

      Eliminar

A sua opinião é sempre importante! ^-^

Seguidores