/*cookies*/ /*em personalizar-avançadas-css tem mais partes. Bolachas/

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Feliz Ano Novo! - Year in pixels

Olá! Como foi a vossa passagem de ano? Começaram com o pé direito?  Têm objetivos ou desejos para este ano? Desejo tudo de bom para todos vocês~!
Eu estive em casa, com a minha família (exatamente como no Natal), foi simples, confortável, e gostei.

Ora bem, era suposto ter postado isto ontem, antes do ano começar, mas o dia acabou por ser mais ocupado do que o esperado e só consegui fazer um rascunho do planeado. Penso que ainda está válido, e mais vale um pouco tarde do que nunca.

O que me despertou a atenção para todos estes assuntos de Bullet Journal foi uma publicação no twitter que apresentava o "Year in Pixels" ("Ano em Pixels"), sobre o qual vou falar aqui. Com algumas pesquisas sobre o assunto, percebi que o Year in Pixels poderia ser "encaixado" no projeto, e foi por isso que comecei por apresentar o "BuJo" numa postagem anterior.
No entanto, vi que muita gente utiliza apenas uma folha solta, e igualmente tudo ótimo!

~

O que é?
Year in Pixels é uma forma de podermos perceber como têm sido os nossos dias ao longo do ano, de maneira muito geral; é possível, com um simples olhar, verificar em que dias do ano estivemos a sentirmo-nos alegres ou tristes, ou outras emoções/humores que pretendamos controlar. Permite-nos ainda analisar se houve períodos de instabilidade emocional ou de humores constantes. Relacionando os resultados entre si e determinados acontecimentos, conclui-se, por exemplo, sobre o nosso bem-estar ao longo do tempo - se foi um ano maioritariamente bom, neutro, ou até mau.






Como fazer?
(1)
Faz-se uma grelha 12 x 31 (ou ao contrário), ou seja, os 12 meses do ano e os 31 dias do mês. Para os identificar, sugiro que escrevas: ao lado das quadrículas laterais que representam os dias - os números; ao lado das que representam os meses - a letra inicial dos nomes dos meses (ocupa menos espaço). Assim percebe-se melhor o que é o quê. 
Ao trabalhares na grelha, tem em atenção às medidas que usas, para que não hajam linhas tortas ou quadrículas maiores que outras (a não ser que seja propositado).

* Também existem moldes online para impressão, se preferires não arriscar ou se não tiveres tempo nem paciência. Se não encontrares nada que te agrade online, dá sempre para fazer grelhas (por exemplo no excel) e imprimir por ti mesmo. Já ouvi dizer que também há apps para dispositivos móveis com o mesmo efeito (talvez ajude se procurares por "mood tracker", ou nomes parecidos; ouvi falar muito bem da app Daylio, por exemplo)


(2)
Escolhe as emoções que pretendes controlar ao longo do ano, e uma cor que simbolize cada uma delas. Após a grelha estar concluída, é só anotar a legenda das respetivas cores (de modo a que não te esqueças do que representam e para poderes analisar posteriormente os resultados).

(3)
Cada quadrícula deve ser pintada no dia correspondente, de acordo com o teu humor/emoções/sentimentos desse dia. Ou seja, pinta-se uma quadrícula diariamente.

Fim!
Não é difícil, apesar de requerir um certo trabalho.
É só isso!
Eu já fiz o meu, ficou com alguns defeitos, mas é assim que eu sou, defeituosa. Então está tudo bem, nada é perfeito. Não está lá a coisa mais bonita do mundo, mas certamente me vai ser útil.

Year in Pixels de minha autoria:
Como não tinha espaço para escrever a legenda das cores, representei por símbolos, e como demorei para me decidir quanto às cores e o que estas representavam, sei perfeitamente aquilo que cada uma quer dizer. Pus 15 dias numa página e os restantes 16 na outra porque o caderno é A6 e ficava demasiado apertado. A planificação foi demorada (porque sou uma lenta) mas o resultado, na minha opinião, ficou até razoável. 


Desejo a todos um ótimo ano novo!

6 comentários:

  1. Oi Ani <3
    Acho que é minha primeira vez no seu blog~
    Adorei essa dica, e confesso que fiquei tentada. Mas pensando que estou passando por um momento difícil, acho que ia ser meio deprimente nos primeiros meses, hahaha! Por outro lado, acho que o ponto alto desse Year in Pixels é justamente o auto-conhecimento, refletir sobre o próprio dia e as próprias emoções, e achei muito bacana nesse sentido! Adorei as fotos e a explicação tá bem clara ♥
    Espero que tenha muito amarelo no seu 2018 ♥

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wooo, seja bem vinda! Muito obrigada por vir visitar e deixar o seu comentário, é uma honra receber pessoas novas <3
      Desejo muita força para conseguir ultrapassar e aguentar esses momentos difíceis, eu também estava com receio de me arriscar a fazer e o resultado ser tudo "meh", mas decidi, tal como disseste, que iria conhecer e perceber melhor aquilo que vai dentro de mim. Afinal é esse o objetivo! Além do mais, eu tenho tendência a gravar na memória apenas os maus acontecimentos, então assim, se houver um dia melhor do que outro, eu não vou achar "que só tenho dias maus", pois os bons também estarão registados, e eu vou poder ver isso!
      Muito obrigada pela apreciação, as vezes eu tenho muitas dúvidas entre publicar ou deixar nos rascunhos para sempre, por diversas razões~

      Obrigada e igualmente!! Tudo de bom
      pra ti ❤️ Sinta-se a vontade para voltar sempre que desejar XD ehehe mais uma vez obrigada

      Eliminar
  2. OI VIM AQUI NESSE HOTEL MARAVILHOSO DNV
    eu uso o daylio desde o fim de 2017 e olha eu gosto muito dele ajskjajsjs recomendo muito, o melhor de tudo é ver os gráficos que mostram como seu humor varia em cada mês, e quais as atividades que vc mais fez... e eu concluí que a emoção que eu mais senti nos ultimos quatro meses é "mais ou menos" lol, e o que eu mais fiz foi estudar, procrastinar e sentir ansiedade, bem daora a vida :p
    Enfim, eu também apoio muito fazer isso do year in pixels, eu acho que quando a gente coloca as coisas no papel, nos sentimos mais em contato com aquilo que estamos escrevendo, sabe? Parece mais real e exige mais concentração e dedicação. Eh isto. E o seu ficou muito fofo ani, sério msm ♡♡

    gudbai~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. WELCOME TO NOSSO HOTEL (que)
      Eu fiquei muito interessada nessa aplicação, acho que realmente vou experimentar, e se faz gráficos e pa, realmente deve ser interessante! Luci a vida as vezes não é fácil mas tamo junto tá ;_; muita força e coragem, não desista aaaaaa~!!! PODER DO AMOR E DA PAZ E DA AMIZADE SEMPRE IRA VENCER E YEY (naoseioqtofalamd)
      E sim, concordo quando dizes que ao passar para o papel temos mais contato com o que queremos expressar~ muito carinho no meio da dedicação andndnd

      Obrigadaaaooo!! Beijinhos Luciciii ❤️❤️

      Eliminar

A sua opinião é sempre importante! ^-^

Seguidores