/*cookies*/ /*em personalizar-avançadas-css tem mais partes. Bolachas/

segunda-feira, 25 de março de 2019

Educação Sexual

Acabei de presenciar uma situação que me deixou PERPLEXA. Ora, estava eu no balneário das piscinas da Universidade quando me deparo com três senhoras - muito cultas portanto -, a discutir indignadíssimas acerca dos filhos de 11 anos - de idade tão tenra, ainda crianças acabadas de sair do berço - estarem na escola a ter aulas sobre aparelhos reprodutores femininos e masculinos, incluindo os processos de menstruação que, para os seus filhos rapazes, não "era importante".
Vejamos: 11 anos foi a idade referida por estas almas muito sapientes... Eles já não são bebés. Talvez ainda tenham traços infantis, mas estão no início da descoberta de si mesmo e dos outros. Início da puberdade e, consequentemente, adolescência.
Primeiro ponto: muitas raparigas estão, por essa altura, a ter ou quase a ter a sua primeira menstruação - a chamada menarca. Este fenómeno não tem data específica, acontece em momentos diferentes de pessoa para pessoa, uns mais tarde, outros mais cedo. Mesmo para quem ainda não menstruou, é importante ter conhecimento daquilo que lhes irá acontecer. Muitas outras já tiveram, se precocemente, por volta dos 9 anos de idade. 9 anos de idade! NOVE. Com esta idade, estão possivelmente na escola primária. E os seus queridinhos de ONZE anos não podem ouvir falar de óvulos e espermatozóides?

Infelizmente, há muitas famílias que não conversam com os filhos sobre estes assuntos cruciais para o seu desenvolvimento humano. É importante que lhes seja garantido um meio de informar e dar a conhecer o que se passa consigo e com os outros colegas. É importante ter aulas de educação sexual, é extremamente importante SIM!

Talvez não com onze anos, mas aproximadamente a partir dos treze e por aí em diante cada vez mais intensificado, (com alguma margem de erro): relações interpessoais, hormonas, paixonetas, beijos, carícias, desejo de ser independente, sentimento de incompreensão, rebelião, fase de se opor contra tudo e todos, questionar tudo aquilo que lhes é dito. Quem sabe o que mais? Entre todas essas coisas, inclui-se: Sexo.

É importante aprender este tipo de informação!!! Como não? ? Os vossos filhos podem não ser más pessoas, mas não são santos, de certeza absoluta. Vão mantê-los ignorantes por quanto tempo?

Depois o que acontece é aquilo que já todos vemos: gravidez indesejada. Doenças sexualmente transmissíveis que podiam ter sido facilmente prevenidas. Abusos. E muitos outros.

Soube no outro dia que o meu amigo, aqui há coisa de um ano ou dois, engravidou a namorada e que ela teve de abortar em segredo. O que aconteceu? A miúda, bastante informada, decidiu ir ao médico para começar a tomar a pílula pela primeira vez. Após 4 ou 5 dias, convenceu-o de que já não engravidava de certeza, mesmo que não usassem preservativo. A MIÚDA, DE 17-18-19 ANOS (a idade exata não é relevante) É QUE FOI APREGOAR ESSA INFORMAÇÃO TÃO MAS TÃO COMPLETAMENTE ERRADA E SEM PÉS NA CABEÇA, o que só por si só já é grave, mas ele, pela falta de conhecimento da matéria, acreditou! E, assim como este caso em específico devem haver incontáveis, nem sequer imagino a quantidade de adolescentes desinformados que ganham problemas à custa da sua ignorância.

É por isto que é importante tanto rapazes como raparigas serem educados devidamente nas escolas. Alertados para os perigos e ensinados a como fazerem as coisas bem, diminuindo os riscos. Não é assustá-los unicamente com o objetivo de os impedir de se descobrirem e se relacionarem, mas sim ensinar a como o fazerem sem que isso prejudique a sua saúde e desenvolvimento. Tentarem simplesmente proibi-los de fazer alguma coisa obviamente não resulta em nada, afinal, porque já fomos como eles, sabemos como funcionam as suas mentes.

3 comentários:

  1. me deixa vivamente decepcionada que a sociedade haja com tanta infantilidade em dizer que homens não precisem saber sobre a menstruação. Cá no brasil, tivemos (e ainda temos) as perolas masculinas da internet. Foi publicado no facebook um rapaz que havia tirado uma foto do acento de um ônibus publico manchado de sangue menstrual. Ele reclamava que mulheres são muito descuidadas, que "não é porque tenham que menstruar que devem sair sujando locais públicos." como se a mulher tivesse total controle de seu fluxo. Isso me deixou muito pistola da vida. Já passei por muita coisa no colegial, já sujei a calça inteira no meio da aula, pra vir um mano dizer que fazemos isso de proposito. O que mais me deixou indignada é que, diz ser uma espécie tão superiormente inteligente e não lhe foi ensinado nem isso na escola?????
    Outra beldades masculinas adulta já perguntou a uma mulher se não era ruim ter que "tirar o absorvente interno sempre que ia urinar" kkkkk ou seja, não lhe foi explicado na escola que o mesmo buraco que sai a porra do sangue não é a mesma que sai xixi ai mds cada coisa viu. ─ Já vi adolescentes comentarem que relação sexual hétero no período menstrua não chega gravidez, que HIV é transmitidos por beijo, e muitas outras bobagens. Precisamos sim de educação sexual. Não é perverão, não ensina a transar. Ensina e informa muita coisa importante para todos os gêneros. E com certeza salva muitas vidas, tenho certeza.
    ♥♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou digitando com os pés porque com as mãos estou aplaudindo!

      Mais uma pessoa consciente nesse mundo doido ❤

      Eliminar
  2. Ani, primeiro, que bom que você está bem. Um dia de cada vez e sempre seguindo em frente! ❤ Sempre vou estar aqui para conversar.

    Segundo ... Eu ainda fico chocada como muitas pessoas acham que educação sexual é um bicho de sete cabeças que vai destruir as crianças. Eu acho que primeiro esse tipo de educação tem que vir de casa e depois nas escolas. Pré adolescentes de 11, 12 13 anos, já devem saber que o corpo vai mudar, que meninas vão começar a menstruar e meninos vão passar mais tempo no banheiro se conhecendo (kkkkkkk) É normal!!!! NORMAL!! Essas senhoras não nasceram com 80 anos, todos passamos por mudanças. "AHHH MAS ELE É MEU FILHO E ELE É UM BEBÊ, E NINGUÉM VAI TIRAR A PUREZA DELE!" (;⌣̀_⌣́) sério? Isso é tão ignorante que dói. Principalmente porquê essas pessoas vão crescer ignorantes e vão ensinar seus filhos assim. Um ciclo ruim.
    Enfim, eu senti sua indignação. Pensamos iguais.
    Beijos Ani, dias melhores estão por vir!!! (っ˘з(˘⌣˘ ) ♡

    ResponderEliminar

A sua opinião é sempre importante! ^-^

Seguidores