/*cookies*/ /*em personalizar-avançadas-css tem mais partes. Bolachas/

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

obstáculos no caminho

Para ser sincera, começo a achar que foi a melhor coisa ter entrado neste curso. No início estava reticente porque fui lá parar de "pára-quedas", a maioria das pessoas que conheci sempre quis aquele curso, uns estão lá na primeira tentativa, outros vieram de outros cursos, outros não quiseram outro curso e pararam o caminho de estudante, foram trabalhar, candidataram-se por vários anos até este (finalmente conseguiram), etc... Como se tivessem nascido para isto, e depois existo eu, que nunca na vida julguei que seguiria este caminho, e apenas em algumas semanas ponderei em candidatar-me. Arrisquei e estou aqui. Até mesmo agora não sei se é aquilo que verdadeiramente quero, ou se isto é realmente para mim. Se estou no sítio certo, ou no sítio errado. Só neste instante pensei nisto, mas talvez tenha tirado a colocação a uma outra pessoa que sempre sonhara com aquele momento... Inicialmente, quando descobri que não entrei em Engenharia Biomédica por 3 décimas, uma amiga minha disse-me: "nada acontece por acaso". E, mesmo não sabendo se é verdade ou não, aquelas palavras reconfortaram-me. E espero que outras pessoas possam ouvi-las. A primeira pessoa que conheci no autocarro de ida, e que por acaso descobri só depois que é minha colega, só conseguiu entrar neste curso à terceira tentativa, que foi este ano, e a ÚNICA opção dela sempre foi Medicina Veterinária nesta faculdade - tenho a certeza absoluta que se ela não entrasse este ano, iria tentar no próximo. Ela não desistiu, e conseguiu! Tenho também uma colega de quase 30 anos, que entrou juntamente connosco (apesar de ter sido por outro concurso), onde a maioria dos alunos tem entre 17 e 20 anos. Contei estes acontecimentos a uma outra amiga que infelizmente não conseguiu entrar em Psicologia e vai trabalhar este ano, pois achei que poderia motivá-la de algum modo... Os pais dela não a apoiam e não querem que ela continue a estudar, estão a fazer de tudo para que ela desista da ideia. Para eles, foi uma boa notícia que ela não tenha saído vitoriosa este ano. Eu acho isto muito triste. Uma coisa era eles não terem condições financeiras, ou outro fator de igual importância que talvez (só talvez) nos levasse a compreender a sua posição, mas, honestamente, que eu saiba, eles não têm nada a favor deles. Têm dinheiro suficiente para satisfazer o vício da mãe em fazer compras, têm dinheiro suficiente para viajar para o estrangeiro nas férias, têm dinheiro suficiente para satisfazer os caprichos constantes da irmã mais velha que nunca quis saber da escola, têm dinheiro para qualquer coisa, excepto a vontade de apoiar a filha que quer continuar os estudos e seguir um sonho? Simplesmente não querem que a filha prossiga o seu caminho e recusam-se a dar-lhe o mínimo de suporte. Ela decidiu que ia trabalhar para poder pagar o que eles não querem pagar no próximo ano, quando tentar de novo. Mas lá está, a pressão dos pais é muita... Só desejo que ela não desista dos seus objetivos. Se ela precisar, pode contar comigo ou com qualquer outro amigo do nosso grupo de amigos, porque todos nós gostamos muito dela e desejamos que ela possa ser tão feliz quanto possa.

Caso algum dia vocês se depararem com uma situação similar, ou parecida, ou diferente, gostaria de vos dar o meu sincero apoio e palavras de força. Talvez eu não possa fazer muito, mas deixo-vos aqui os testemunhos de outras pessoas que conheci e que não conseguiram à primeira tentativa, ou que se separaram do seu caminho projetado por alguma razão, mas que não perderam a sua meta de vista e não ousaram desistir. Se têm verdadeiramente sonhos, não desistam deles, e caso optem por caminhos diferentes dos que planearam inicialmente, também está tudo bem, desde que isso vos satisfaça e proporcione minimamente o vosso bem estar. Por vezes também existem caminhos alternativos que nos levam ao mesmo destino, mas não temos conhecimento deles. Busquem por analisar todas as opções e descobrir aquelas que talvez vocês nem faziam ideia que existissem, mas que existem. Há muitos caminhos disponíveis. Cabe-nos a nós escolher qual deles percorrer, enquanto temos poder suficiente para isso.

Lembrem-se que às vezes a vida é feita de coincidências misteriosas e tão interligadas que por vezes nos levam a pensar que "nada acontece por acaso". Quem sabe se não perceberemos mais tarde que afinal tínhamos algo melhor e maior à nossa espera, mas que não conseguíamos visualizar no nosso ponto de partida.

2 comentários:

  1. As coisas que você escreveu no último parágrafo são muito reais. Sua amiga falou muitas verdades, e concordo contigo sobre nada acontecer ao acaso... Eu estou fazendo um curso que, por muito tempo, era a única coisa que eu conseguia imaginar na minha vida, mas recentemente tenho me questionado que, se eu tivesse escolhido tentar cursar em outra área, eu também estaria feliz. Não sei ainda se é o que eu quero pra minha vida, mas estou feliz.
    E sobre tu estar pensando na possibilidade de "estar tirando a colocação de alguém que queria muito o curso", não pense assim! Quem sabe você descubra que tem algo nessa área que te faça muito feliz, e se não achar, tá tudo bem, porque pelo menos terá tentado, e, como você mesma e sua amiga disse: nada é ao acaso, terá alguma coisa que valerá muito a pena nisso tudo.

    Ficou confuso, acho. Mas enfim, até <3

    ResponderEliminar
  2. Olha, não pense que você tirou o lugar de alguém que realmente queria, veja mais como uma chance de amadurecimento para ambos os lados: ambos poderão repensar seus caminhos. E bom, se veterinária realmente não for pra você, sempre há a opção de tentar novamente, certo? <3

    Limonada

    ResponderEliminar

A sua opinião é sempre importante! ^-^

Seguidores